terça-feira, 26 de julho de 2011

EXAME ELETRONEUROMIOGRAFIA - CASO 1 (M.A.C.G. 70 ANOS)



M.A.C.G, 70 anos,  relatou dor e formigamento nos pés no início dos movimentos pela manhã há 2 anos. Usa olcadil à noite. Não fuma, não bebe e faz exercícios e dieta. ROT B1/1 ER0/0 P1/1 A0/0. Sensibilidade tátil presente. Força normal. ADM livre. Pulsos presentes. Lassegue negativo.
          As conduções mostraram ausência de potenciais sensitivos nos surais. As latências motoras distais estão aumentadas, as velocidades motoras diminuídas e os potenciais com baixa amplitude nos nervos fibular esquerdo e tibial direito motores.
            O estudo muscular mostra  aumento de potencial gigante e razão de recrutamento na contração do Extensor Curto dos Artelhos esquerdo e direito, Gastrocnemio esquerdo, Tibial Anterior direito e esquerdo. Registramos potenciais de ação de unidade motora normais e razão de recrutamento aumentada no Abdutor do Halux direito.
          
            Os dados do exame clínico, associados ao exame eletrofisiológico atual mostraram ausência de potenciais sensitivos nos surais e velocidades motoras moderadamente diminuídas simetricamente no tibial direito e fibular esquerdo com potencial de baixa amplitude e dispersão temporal, aumento da latência distal. Nos músculos encontramos grande percentual de potencial gigante e disparo acelerado  das unidades motoras, sem fibrilações.
           A Eletroneuromiografia  do Sr. M.A.C.G revelou uma polineuropatia sensitivo motora mista com perda axonal mais intensa, crônica, grave, que pode ocorrer em algumas doenças hereditárias, vasculites, artrites, intoxicações, etc. Há muitos anos apresentei em um congresso o caso de um paciente com polineropatia toxica por tintura  de cabelos semelhante a este.
          Devo esclarecer entretanto que a tintura usada naquela ocasião continha Pb., mas desconheço a composição da atual tintura.

                  Considerei esse paciente para, juntos, efetuarmos uma troca de informação sobre esse caso.

Dr.  Armando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário