SINTOMAS MUITAS VEZES VAGOS COMO DORES OU PARESTESIAS INEXPLICÁVEIS,SENSAÇAO DE INCHAÇO SEM O CORRESPONDE AUMENTO DO VOLUME DO SEGMENTO,FRAQUEZAS MUSCULARES, DISTÚRBIOS DE SENSIBILIDADE,TREMORES,ESPASMOS ...PODEM SER SINTOMAS INICIAIS DE DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO OU MUSCULAR ,QUE SÃO FACILMENTE DIAGNOSTICADAS PELA ELETRONEUROMIOGRAFIA
DIFERENTEMENTE DE EXAMES COMO A TOMOGRAFIA,OU A RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNETICA QUE NOS MOSTRAM TOPOGRAFICAMENTE UMA ALTERAÇÃO, A ELETRONEUROMIOGRAFIA É UM EXAMES FUNCIONAL,POR MEDIR ATRAVÉS DE UM REGISTRO A ATIVIDADE ELÉTRICA GERADA NO SISTEMA NEUROMUSCULARDADO INTERESSANTE É QUE ATÉ 80% DAS PESSOAS COM MAIS DE 40 ANOS TEM ALTERAÇÕES NOS EXAMES DE IMAGEM,SEM APRESENTAR SINTOMATOLOGIA, ENTÃO SE PENSARMOS EM UM PACIENTE COM DORES EM COLUNA VERTEBRAL,TEREMOS UM LEQUE ENORME DE PATOLOGIAS QUE PODERIAM SER AS CAUSADORAS DESTAS DORES COMO SÍNDROME FACETARIA,SINDROME MIOFASCIAL,CONTRATURAS,ESPONDILITE ANQUILOSANTE...NESTE CASO O ÚNICO EXAME QUE NOS MOSTRARIA SE FUNCIONALMENTE UMA ALTERAÇAO VISTA NUMA TC OU NUMA RNM SERIA A CAUSA DESTE DISTURBIO SERIA A ELETRONEUROMIOGRAFIA QUE É UTILIZADA PARA O ESTUDO DA LESÃO ,PARA ANALISE SE O COMPROMETIMENTO É MEDULAR OU DE RAIZ NERVOSA E AINDA CARACTERIZA SE É MOTORA OU SENSITIVA OU AMBAS, PENSANDO NISSO OS EXAMES DE IMAGEM DEVERIAM FICAR PARA UMA FASE PRE OPERATÓRIA, SE O PACIENTE NÃO MELHORASSE COM TODAS AS MEDIDAS JÁ INSTITUÍDAS.
Dr. Armando Pereira Carneiro, formado em medicina pela UFMG. Especialista em Fisiatria pela AMB, ABMER, CEM e Neurofisiatria Clínica pelo CFM. Membro Ass. Brasileira de Medicina Física e Reabilitação Fisiátrica e da Soc. Brasileira de Neurofisiologia Clínica e Associação para o Estudo da Dor. Membro da Academia de Eletrodiagnóstico y Eletromiografia de Porto Rico. Estagiário em Eletroneuromiografia do St. Thomás Hospital - Londres.Eletroneuromiografia da New York University Medicina Center,USA
Realmente esse exame possibilitou o diagnóstico de meralgia parestésica me ajudando a encontrar o tratamento adequado com a cura total.
ResponderExcluirNunca precisei fazer (que bom!), mas sei que é um exame muito detalhado no qual se descobre o motivo e de onde vem a dor. Parabéns, dr. Armando, pelo profissionalismo e competência em seu trabalho.
ResponderExcluirCarolina
É realmente uma profissão bem especializada e que exige muita dedicação. Parabéns por ser este médico maravilhoso e humano, que se preocupa com o bem estar das pessoas.
ResponderExcluirCyntia